domingo, 21 de setembro de 2014

Anabelle, o mistério por trás da boneca

Para quem já viu o filme de terror A invocação do mal (The conjuring), provavelmente não deve ter se esquecido tão fácil daquela boneca que apareceu no museu de um casal de médium trancada em uma caixa. Uma boneca que aparentemente era inofensiva aos olhos de qualquer um, e é exatamente este brinquedo que vai ser o protagonista de um dos mais esperados filmes de terror deste ano: Anabelle, que está previsto para ser lançado em 3 de outubro de 2014.



A história começa em 1970, quando uma senhora compra uma boneca modelo "Raggedy Ann" para presentear sua filha Donna que fazia faculdade de enfermagem e também trabalhava. Donna morava em um apartamento com sua amiga Angie. No início, Donna se encantou com a boneca e gostava de colocá-la na sua cama, onde ela achava que ficava mais bonito. Não demorou muito para ela perceber que a boneca "trocava de lugar". Uma hora estava no sofá de pernas cruzadas, outra na cadeira em pé. Era difícil imaginar que uma boneca fosse realmente se mover sozinha e Donna não costumava dar muita atenção para isso. Mesmo assim, Donna sempre colocava a boneca na cama, como de costume.



Houve uma ocasião que até Angie ficou preocupada com a tal boneca, uma coisa era você ver a boneca em um local diferente daquele que havia colocado, outra era encontrar pedaços de pergaminho ao lado da boneca com as palavras "ajude-me" ou "ajude-nos" e ainda com caligrafia de criança pequena. Quem havia escrito aquilo? A boneca? Como acreditar em uma coisa dessas? oO e para piorar nem papel pergaminho tinha naquele bendito apartamento.

Donna já estava com tanto medo da boneca que resolveu procurar uma médium, o episódio "gota d'água" se deu quando ela resolveu inspecionar a boneca e descobriu sangue nas mãos e no peito dela.
Durante uma sessão, a médium descobriu que havia um espírito junto com a boneca, Esse espírito disse à médium que se chamava Anabelle e que tinha 7 anos de idade. Ela vivia naquele local antes do apartamento ser construído e foi encontrada morta ali. Anabelle suplicava para que a deixassem ficar porque ela não queria ficar sozinha e se sentia feliz e acolhida com a presença de Donna e Angie. Donna era uma jovem muito solidária e acabou permitindo que a boneca continuasse próxima a ela.



Donna tinha um amigo ou namorado chamado Lou, que desde a primeira vez que viu a boneca não foi com a cara dela. Ele sentia um mal estar, um arrepio toda vez que olhava pra ela. Lou foi a primeira pessoa a pedir que Donna se livrasse daquela boneca estranha, mas Donna realmente queria ajudar o espírito daquela pobre criança.

Em um dia desses, Lou sofreu com um pesadelo tão terrível que parecia real. Era como se no próprio pesadelo ele tivesse um outro pesadelo, onde ele estava acordado mas não podia se mexer, como se algo controlasse o seu corpo, quando ele olhou para baixo se deparou com a boneca deslizando em seu corpo, subindo pelas pernas e parando em seu peito. Ele parou e ficou olhando para a boneca e levou um baita susto quando de repente ela começou a atacá-lo. Definitivamente a boneca estava o estrangulando. Praticamente asfixiado, Lou desmaiou. Na manhã seguinte, ao acordar, Lou jurou a si mesmo que iria por um fim naquela boneca e acreditava com toda a sua fé de que aquilo não havia sido apenas um sonho.

Com os três amigos reunidos, todos estavam preparando uma viagem espetacular e lendo alguns mapas até que sons estranhos vinham do quarto de Donna. Todos pensaram que alguém havia invadido o apartamento. Lou usou sua coragem e curiosidade, mais curiosidade do que coragem rsrs para tentar descobrir quem ou o que estava no quarto, esperou os ruídos se silenciarem, abriu a porta e acendeu a luz. Não havia ninguém no quarto, só a boneca jogada em um canto no chão.

Lou ainda procurou saber se tinham outras entradas secretas no apartamento, até que ele teve a infeliz ideia de ficar cara a cara com a boneca, porque no subconsciente dele ela poderia ser a culpada, e nesse momento ele sentiu a presença de alguém atrás dele, morrendo de medo ele se virou, mas não encontrou ninguém. Em seguida ele viu sangue em seu peito misturado com uma dor intensa e abriu sua blusa desesperado, seu peito estava cortado como se fosse atingido por garras, três na vertical e quatro na horizontal, elas ardiam como queimaduras enquanto que o sangue se espalhava pelo seu corpo. As marcas curaram bem rápido no dia seguinte e sumiram completamente no terceiro dia.

Após aquele episódio com Lou, a situação estava insustentável e Donna tirou suas próprias conclusões de que aquele espírito não podia ser uma simples garotinha, e sim algo bem pior. Procurou o Padre Hegan, que logo percebeu a gravidade em que estavam submetidos e recorreu a alguém mais especializado, o padre Cooke, que por coincidência conhecia os Warrens.



Ed e Lorraine Warren imediatamete se interessaram pelo caso, eles chegaram a conclusão de que a boneca não estava possuída e sim era manipulada por uma entidade demoníaca e, ainda explicou que espíritos ou demônios não possuem objetos, eles possuem pessoas porque eles querem aquilo que não podem ter: VIDA! A boneca para a entidade seria apenas um pretexto para se aproximar de uma pessoa, que seria seu futuro hospedeiro. Neste caso, Dona corria grande risco de vida.
O estágio já estava bastante avançado, pois já havia sinais de infestação do fenômeno, a boneca se deslocando para outros locais comprovava aquela afirmação. Lembrando que objetos que se movem pela presença de uma entidade inumana são características de um possível poltergaist.
Além de se comunicar, como o caso ocorrido com a médium ainda deixou todos ao redor da boneca vulneráveis, vulneráveis às suas mentiras, ao controle sentimental e emocional da pessoa e ainda conseguiu ter permissão para assombrar o apartamento e se apossar do lugar. Os movimentos estranhos da boneca, a materialização de perturbadoras mensagens manuscritas, as simbólicas gotas de sangue e o ataque À Lou deixando a marca da besta foi a fase inicial da manifestação. A próxima fase seria uma possessão humana completa, podendo acarretar na morte do próprio hospedeiro e das pessoas ao redor.

Para acabar com esse terror de uma vez por todas, os Warrens resolveram recitar uma bênção de exorcismo através do Padre Cooke para limpar o apartamento. Foi realizado um documento de sete páginas da bênção episcopal, com o objetivo de encher o local com os poderes positivos de Deus e enfraquecer o demônio, mas não expulsá-lo definitivamente. Para que os eventos não continuassem a ocorrer no apartamento por meio da boneca, os Warrens resolveram levar a boneca defitivamente.
Tudo foi meticulosamete calculado, a bênção episcopal foi rezada até que os Warrens sentissem que o espírito não dava mais sinais de manifestação no local, a boneca foi cuidadosamente levada com eles no carro, evitando dirigir pela interestadual, estrada mais perigosa, para evitar acidentes caso o espírito ainda estivesse com a boneca, mesmo assim o carro ainda sofria alguns problemas, principalmente nos freios, mas conseguiram chegar em casa com segurança. Ed sentou a boneca em uma cadeira e a viu levitar por alguns segundos e, em seguida, ela caia inerte. Durante algumas semanas ela ainda apareceu em diversos cômodos da casa, mesmo que ela estivesse trancada lá fora.

Em uma ocasião, um padre chamado Jason Bradfort, um exorcista católico, desdenhou da boneca e proferiu as palavras "Você é apenas uma boneca de pano Anabelle, você não pode machucar ninguém" e simplesmente jogou a boneca brutalmente na cadeira. Ed não se conteve e pediu que o padre não fizesse mais aquilo e que se retirasse. Lorraine até advertiu ao padre que dirigisse com cuidado, mas pouco tempo depois a notícia da morte do padre se espalhou, os freios do carro haviam falhado.

Os Warrens decidiram trancar a boneca em uma caixa de madeira e vidro em seu Museu do Oculto, onde reside até hoje. Desde a construção da caixa, Anabelle não se moveu mais, no entanto, parece que ainda poide causar alguns danos "telecinéticos". Um rapaz foi visitar o museu com sua namorada e debochou da boneca batendo na caixa e gritando que queria que ela fizesse uma marca demoníaca nele. Ed, pediu que ele se retirasse imediatamente. pouco tempo depois, o casal sofre um acidente de moto, o jovem perdeu a vida e a namorada ficou internada em estado grave por um ano. Antes do acidente, eles relataram que riam e zombavam da boneca quando perderam o controle da motocicleta.



Ed e Lorraine é um casal médium bastante famoso, é possível encontrar entrevistas exclusivas em diversos sites e também no youtube, inclusive o depoimento da família que foi referenciada no filme A invocação do mal. 

Mas como isso tudo aconteceu?

Temos duas opções: ou alguém invocou o demônio, utilizando a boneca no ritual; ou havia alguma coisa no apartamento.

Qual seria o Demônio que estaria com a boneca? http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_dem%C3%B4nios

MANIFESTAÇÃO SOBRENATURAL

Uma manifestação sobrenatural de fundo demoníaco é aquela que pode ser assim chamada quando uma residência, ou objetos movem-se sozinhos ou levitam na mesma ou ainda podem ser atirados contra a mesma.
Alguns cientistas chamam esse tipo de fenômeno de "paranomal". O estudo destes fenômenos deu origem à uma nova ciência denominada parapsicologia. Acredita-se terem os paranormais habilidades como: telequinesia - se refere a possibilidade de mover objetos ou de inferir na matéria com o poder da mente; telepatia - transmissão direta de mensagens, emoções e estados subjetivos de uma a outra pessoa sem falar nem gesticular; clarividência - capacidade para ver objetos e acontecimentos situados fora do alcance da visão normal; adivinhação - prática que tenta descobrir os acontecimentos passados, presentes e futuros através do sobre natural; capacidades estas diferenciadas dos demais seres humanos.
Segundo a Enciclopédia Encarta 2001: "As primeiras investigações feitas em sessões de espiritismo classificaram estes fenômenos em físicos e mentais. Os físicos - telequinesia - se referiam a possibilidade de mover objetos ou de interferir na matéria com o poder da mente. Os fenômenos mentais - percepção extra-sensorial - abrangem a telepatia (transmissão direta de mensagens, emoções e estados subjetivos de uma a outra pessoa sem falar nem gesticular), a clarividência e a adivinhação.".
Mas na realidade não são os ditos fenômenos paranormais que estão atuando em ocasiões estranhas e assombrosas, mas sim uma manifestação espiritual demoníaca. Espíritos imundos estão apoderando-se da residência ou do local e causando todo o distúrbio observado. Eles (os demônios) podem estar acomodados já a algum tempo no edifício em questão. A sensibilidade dos animais costuma ser maior que a sensibilidade dos seres humanos, por isso eles percebem algo diferem mesmo quando nós ainda não notamos nada de estranho ocorrendo."

Bruxaria

O encantamento ou enfeitiçamento de objetos ou seres sempre implicava a presença de um mago, porque era processo vinculado à velha magia. O homem logo percebeu nessa acumulação de forças e dinamização do éter físico de objetos ou seres vivos, uma oportunidade para tirar proveito a seu favor. Logo surgiram os filtros mágicos e as beberagens misteriosas, para favorecer amores e casamentos, enquanto se faziam amuletos com irradiações nocivas, com finalidades vingativas. A palavra feitiço, que definia a arte de “encantar” a serviço do bem, então passou a indicar um processo destrutivo ou de magia negra !
O feitiço é o processo de convocar forças do mundo oculto para energizar objetos, que depois irradiam energias maléficas em direção às pessoas visadas pelos feiticeiros.
Os objetos ou seres transformados em fixadores de fluidos nefastos são os agentes do enfeitiçamento, à guisa de projetores de detritos fluídicos a sujarem a aura perispiritual da vítima. Criam em torno do enfeitiçado um campo vibratório de fluidos inferiores, o qual, então, dificulta a receptividade intuitiva de instruções e recursos socorristas a serem transmitidos pelos guias ou conhecidos “anjos-de-guarda”, que operam em faixa mais sutil.
O esforço principal do feiticeiro é isolar a vítima desse auxílio psíquico, deixando-a desamparada na esfera da inspiração superior e entregue apenas a sugestões malévolas que lhe desorientam a atividade financeira, provocam perturbações emotivas, condições pessimistas e conflitos domésticos. Assim, os prejuízos da vítima no campo material, aliam-se aos distúrbios doentios no campo psíquico sob o comando exclusivo das almas perversas do mundo invisível.
Os mestres satânicos são exímios no conhecimento de vibração, polaridade, ritmo, transmutação e causalidade do fenômeno “energia e matéria” ! E os quimbandeiros da Terra, então cedem o seu cetro ao comando diabólico desencarnado, passando a trabalhar sob o regime de escravidão e cumprindo fielmente as ordens malfeitoras !
Deste modo, os espíritos malfeitores podem atender à multiplicidade de “pedidos” e “contratos” dos clientes encarnados, que desejam afastar o próximo do seu caminho, ou vingarem-se dos seus desafetos, concorrentes e venturosos. Aqui, o cidadão comodista convoca o feitiço para expulsar certa família do apartamento que lhe foi prometido; ali, a noiva ou o noivo que rompeu o compromisso matrimonial, há de sofrer no leito o embruxamento requerido pela outra parte frustrada; acolá, o feitiço é feito até para se vingar do vizinho, que não prende a cabra daninha!