segunda-feira, 22 de abril de 2013

Salmo 21 - entenda o filme


O filme Salmo 21 foi produzido no ano de 2009 e ainda é alvo de críticas do público, tanto boas como ruins. Escolhi falar sobre esse filme por que ele tem algo mais a ensinar, não é apenas "um filme de terror".

O filme se passa na Suécia, em tempos modernos. Lá é normal padres constituírem família. O jovem Henrik quis se tornar padre, assim como foi o seu pai. Ele vivia sob problemas na família e acabara descobrindo que seu pai morreu. Para ele, seu pai fora assassinado e ele precisava descobrir o assassino e fazer justiça, resolveu investigar a situação por conta própria. A essa altura uma velha senhora já o havia alertado sobre o espírito da sua mãe atormentada ao seu lado.
Henrik pegou o seu carro, muito nervoso e inquieto e atropelou um homem. A partir daí os problemas começam. Uma família lhe dá apoio e o abriga por uns dias em sua casa. Lá ele começa a ser atormentado por algo sobrenatural que está diretamente relacionado com o seu passado. O mal o tenta diversas vezes e o persegue. Ele fica amedrontado e tenta fugir daquele mal.
 Ao desenrolar da estória, acaba descobrindo que seu pai não passava de um estuprador ordinário, que fez mal às mulheres daquela família e foi morto pela senhora da casa que não aguentou vê-lo abusando de sua própria filha. Henrik descobre que ele também foi uma das suas vítimas aos 5 anos de idade e sua mãe acabou morrendo de desgosto. Acima de todas as tentações e as mentiras do Mal, Henrik, nunca perdera sua fé em Deus e entendeu que o inferno existe de verdade. Enfim, o padre resolve criticar a religião a que seguia (católica) falando sobre a hipocrisia que a cerca, de pessoas que vão a igreja, rezam, pedem perdão diante de Deus, se mostram cristãos, mas na realidade continuam pecando e tramando contra Deus, acaba deixando os católicos revoltados e o expulsam da igreja, o que apenas prova que sua tese foi verdadeira.

Agora vamos fazer uma pequena reflexão sobre o filme. Existem pontos importantes que eu gostaria de ressaltar e deixar claro que realmente acontecem:

  • O padre demonstra que tem fraquezas, tanto na carne quanto espiritualmente, o que acontece com muitas pessoas que cometem adultérios, traição, são mal influenciadas por alguém, ou desistem de viver perante suas derrotas na vida. 
  • O salmo 21 fala que o bem triunfa sobre o mal, e que este pagará por seus pecados no inferno, sendo bem retratado no filme. Se não há a justiça do homem, há a de Deus.
  • "O pecado está na religião", todos somos pecadores e não existe religião perfeita. Seja o que você for, católico, evangélico, protestante, espírita, etc, crer em Cristo está acima de todas as coisas e nenhuma das tais religiões são melhores que outra.
  • "As pessoas são hipócritas" vão à igreja, pedem perdão, rezam, se dizem cristãos, mas cometem pecados o tempo todo.
  • "Não julgue para não seres julgado", palavras de um simples carpinteiro que enche nossos corações de bondade, ele sabe que Deus vê tudo e só ele é quem pode julgar. Somos seres humanos e temos as mesmas condições, não somos melhores que ninguém e nem piores. O que somos corresponde a nossas ações. Sê humilde para com o próximo. Demonstre que você sabe a importância de um perdão, aliás "quem nunca errou que atire a primeira pedra".
http://meublogdiapop.blogspot.com.br/2013/04/salmo-21-entenda-o-filme.html


Um comentário:

  1. Concordo em termos. Já fui católico e frequentemente vou a igreja evangélica. Já li muita coisa de ocultismo para título de curiosidade e no filme Salmo 21 reparei várias mensagens subliminares reverenciando o satanismo. Concordo que não podemos julgar, mas temos sim que observar o que é certo e o que é errado. Na cena em que uma bíblia é queimada por um suposto fantasma por exemplo. "Afastai-vos da aparência do mal"

    ResponderExcluir